HISTÓRIA DO BRASIL - REPÚBLICA VELHA - 10 QUESTÕES COM GABARITO

Questão 01 - No Brasil, a Primeira República (1889-1930), também conhecida como República Velha, caracterizou-se por:

a) eleições fiscalizadas pela justiça eleitoral.
b) amplo domínio das oligarquias.
c) voto direto, secreto e universal.
d) universalização do acesso ao ensino primário.
e) economia diversificada e autárquica.

Questão 02 - Washington Luís administrou o país no período governamental que encerraria a:

(A) Democracia
(B) Redemocratização
(C) Revolução Constitucionalista
(D) República Velha

Questão 03 - A política do café-com-leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de:

a) São Paulo e Rio de Janeiro.
b) Brasília e Rio de Janeiro.
c) São Paulo e Minas Gerais.
d) Paraíba e Minas Gerais.
e) Minas Gerais e Espírito Santo.

Questão 04 - O fim da Monarquia não representou a ascensão de profundas transformações no cenário social brasileiro. O crescimento dos centros urbanos, a crise da economia de agro exportação e, de maneira geral, a exclusão socioeconômica atingiram as populações do campo e da cidade, provocando rebeliões no decorrer da República Velha. Sobre essas rebeliões, é correto afirmar que

(A) as primeiras notícias sobre lutas operárias no Brasil remontam ao Rio de Janeiro da primeira década do século XX, por ocasião da greve dos tipógrafos que reivindicavam aumento de salário.
(B) o significativo crescimento das cidades brasileiras nas primeiras décadas do século XX como, por exemplo, São Paulo, foi acompanhado pelo incremento da atividade agrícola em sua periferia.
(C) nos centros urbanos havia mais liberdade e uma maior circulação de ideias, possibilitando a maior organização e reivindicação dos trabalhadores em relação àqueles que se concentravam na área rural.
(D) o movimento dos trabalhadores na Primeira República foi intenso e teve muitos momentos de grande mobilização, sendo o mais importante a greve geral de 1917.
(E) o palco das maiores mobilizações de trabalhadores operários foi a cidade do Rio de Janeiro, que contou com o influxo da imigração estrangeira e da expansão cafeeira para impulsionar sua transformação em grande centro urbano no início do século XX.

Questão 05 - Para os amigos pão, para os inimigos pau; aos amigos se faz justiça, aos inimigos aplica-se alei. LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa Omega. Esse discurso, típico do contexto histórico da República Velha e usado por chefes políticos, expressa uma realidade caracterizada

(A) pela força política dos burocratas do nascente Estado republicano, que utilizavam de suas prerrogativas para controlar e dominar o poder nos municípios.
(B) pelo controle político dos proprietários no interior do país, que buscavam, por meio dos seus currais eleitorais, enfraquecer a nascente burguesia brasileira.
(C) pelo mandonismo das oligarquias no interior do Brasil, que utilizavam diferentes mecanismos assistencialistas e de favorecimento para garantir o controle dos votos.
(D) pelo domínio político de grupos ligados às velhas instituições monárquicas e que não encontraram espaço de ascensão política na nascente república.
(E) pela aliança política firmada entre as oligarquias do Norte e Nordeste do Brasil, que garantiria uma alternância no poder federal de presidentes originários dessas regiões.

Questão 06 - O tema do Coronelismo é retratado em obras de escritores como Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Jorge Amado, que procuraram demonstrar a dominação política do país pela oligarquia cafeeira. Esta era composta por grandes proprietários de terras que exerciam o monopólio do poder local. Os eleitores, ao votar de forma aberta, por meio do chamado “voto de cabresto”, eram obrigados a eleger os candidatos indicados pelo “coronel” e seus jagunços. Esta realidade é característica

A) da República Velha.
B) da Segunda República.
C) do Segundo Reinado.
D) da Era dos Extremos.
E) da Era Vargas.

Questão 07 - Entre as principais características do modelo político adotado no Brasil durante a República Velha (1889-1930), destacaram-se

(A) a política do Regresso Conservador, o militarismo e o voto censitário.
(B) a “política dos governadores”, o coronelismo e o “voto de cabresto”.
(C) o “parlamentarismo às avessas”, o clientelismo e o voto a descoberto.
(D) a “política do café com leite”, o coronelismo e o voto secreto censitário.
(E) a política de valorização do café, o populismo e o voto universal.

Questão 08 - O Tenentismo foi um movimento de contestação ao regime político vigente durante a República Velha (1889-1930). Apesar de serem portadores de uma ideologia difusa baseada em um vago reformismo, segundo as palavras do historiador Boris Fausto, os tenentes propunham como mudanças

(A) a moralização do país, por meio do voto secreto e da maior centralização política.
(B) o combate à corrupção eleitoral e o fim do regime republicano, a fim de eliminar o excessivo poder das oligarquias.
(C) a reforma partidária, eliminando o pluripartidarismo e a defesa do voto aberto, como forma de expressão da vontade popular.
(D) a implementação da democracia e do federalismo como forma de combater a máquina eleitoral dos "coronéis".
(E) a defesa e criação do ensino obrigatório e a privatização das riquezas do subsolo nacional como forma de alcançar o progresso.

Questão 09 – O Movimento Tenentista foi um dos principais fatores de desestabilização da República Velha. Sobre esse movimento, é INCORRETO afirmar que

A) foi provocado pelo descontentamento da baixa oficialidade do Exército com suas condições de trabalho e com o sistema político do período, baseado no controle do poder pelas elites agrárias do País.
B) pregou, entre outras medidas, o voto secreto, a independência do Poder Judiciário e um Estado mais centralizado no Governo Federal.
C) caracterizou-se pela formação de Colunas, como a Coluna Prestes, agrupamentos militares rebeldes que atravessaram o País, procurando mobilizar a população contra o Governo Federal.
D) opôs-se à Aliança Liberal e à Revolução de 30, pois a maioria de seus integrantes via, em Getúlio Vargas e no grupo que ascendeu ao poder com ele, a continuidade dos mesmos vícios políticos do regime anterior.
E) teve, como principais líderes: Eduardo Gomes, um dos heróis da Revolta dos 18 do Forte de Copacabana; Luis Carlos Prestes e Miguel Costa, comandantes da famosa Coluna Miguel Costa-Prestes.

Questão 10 - No período final da República Velha, o agravamento da crise econômica, a eclosão de revoltas e levantes militares, o crescimento das camadas sociais urbanas, além do acirramento dos conflitos políticos devido à progressiva divisão das oligarquias dominantes formam o conjunto de fatores que provocaram a:

a) Revolução de 1930
b) República Juliana
c) Revolução Farroupilha
d) Guerra do Contestado
e) Revolta da Armada


Gabarito
01 - B
02 - D
03 - C
04 - C
05 - C
06 - A
07 - B
08 - A
09 - D
10 - A

Para receber atualizações do AtividadeseDesenhos.com
Digite seu e-mail:


Feedburner
Você receberá um e-mail seguro (feedburner-google) para confirmar a inscrição.

>> VER TAMBÉM: 
1°-ANO - 2°-ANO - 3°-ANO - 4°-ANO - 5°-ANO - 6°-AO 9° ANO

Nenhum comentário :

Topo